Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Fipecafi de Contabilidade, Controladoria e Finanças (RFC) publica artigos inéditos, previamente submetidos para revisão de admissão (desk review) e posterior avaliação de dois a três pareceristas por sistema duplo cego (blind review). Artigos inéditos são os não publicados ou enviados a outro periódico.  Trabalhos apresentados em anais de eventos científicos, como congressos, seminários, simpósios são considerados inéditos. Se esse for o caso, os autores devem informar ao editor os dados do evento em que o trabalho foi apresentado.

A RFC não cobra taxas para submissão e publicação de pesquisas.

Os artigos devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para citações, referências e apresentações de trabalhos acadêmicos. Serão rejeitadas as submissões que não estejam de acordo com as referidas normas.

Trabalhos que contenham tabelas, quadros ou figuras devem estar em formato que permita a edição. Quando tabelas, quadros ou figuras forem importadas de outros programas, como Excel, Power Point etc., deve ser enviado também o arquivo de origem como Arquivo Complementar.

Tabelas, quadros, gráficos e notas de rodapé devem limitar-se a ilustrar conteúdo substantivo do texto. Notas devem ser devidamente numeradas e constarem no pé da página.

Os artigos devem ser submetidos eletronicamente pelo sistema de editoração eletrônico da Revista.

Para garantir a avaliação anônima o trabalho não deve estar identificado, no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo.

São aceitos até 5 (cinco) autores por trabalho.

Os trabalhos devem ser redigidos em português, com no máximo 12 páginas, incluindo tabelas, figuras, notas, referências, anexos e apêndices. Casos excepcionais de trabalhos com mais de 12 páginas serão avaliados quanto a pertinência pelo editor.

O título deve ser sintético e representativo do objeto/problema ou resultado da pesquisa e dever ser escrito em letra maiúscula, centralizado, em português e em inglês.

Devem conter um resumo em português com até 250 palavras, espaço simples entre linhas, parágrafo único, com ênfase na aplicação do conteúdo do artigo à realidade de organizações públicas ou privadas. Após o resumo, devem ser escritas de três a cinco palavras-chave.

O nome completo dos autores, a sua instituição de vínculo e o contato do autor principal, devem estar após o título e alinhados a direita.      

O resumo, as palavras-chave e o título devem ser apresentados também na língua inglesa.

A numeração da página do artigo deve estar no canto superior direito, digitada em editor de texto Word for Windows.

Tamanho do papel formato A4 (210 x 297 mm).

Fonte: Arial tamanho 12.

Espaço entre linhas: 1,0cm.

Entrada de parágrafo: 1,25.

Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm.

Tabelas e figuras em fonte: Arial, tamanho 10.

Anexos e apêndices devem ser apresentados após a lista de referências.

Critérios de Avaliação

1) Relevância do objeto de estudo (peso 2).

2) Caracterização do problema, do objetivo e da hipótese (quando tiver hipótese).

3) Qualidade dos conceitos e da fundamentação teórica.

4) Adequação e explicitação da estratégia e das técnicas de pesquisa.

5) Aplicação das estratégias e técnicas de pesquisa.

6) Alinhamento entre objetivo, resultado e conclusão.

7) Qualidade do texto e cumprimento das normas de apresentação do trabalho.

8) Contribuição(ões) à realidade de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor (peso 2).

Evolução Tecnológica, Educação e Inovação em Negócios, Contabilidade e Gestão

A política é divulgar conhecimentos em tópicos como: impacto da tecnologia na pratica contábil e na gestão; perfil profissional; novas competências profissionais; educação continuada; educação e tecnologia; práticas inovadoras de contabilidade e gestão; contabilidade e gestão de empresas de base tecnológica (startups), aspectos teóricos como o surgimento de novos elementos contábeis e aspectos metodológicos como a mensuração de tais elementos; contabilidade e novas tecnologias (blockchain, big data, análise de dados, armazenamento em nuvem, inteligência artificial entre outras).

Controladoria e Contabilidade Gerencial

A política é divulgar conhecimentos em temas como: controladoria de empresas privadas; controladoria de organizações governamentais; modelos de controladoria; papel do controller; controladoria e desempenho; balance scorecard; gestão baseada em valor; orçamento empresarial; custos, gestão estratégica de custos; custeio baseado em atividades; informação contábil e tomada de decisão; entre outros.

Contabilidade Financeira, Auditoria e Tributação

A política é divulgar conhecimentos em temas como: reporte financeiro; análise fundamentalista; informação contábil no mercado de capitais; governança corporativa; auditoria; normas de contabilidade, nacionais e internacionais; regulação da contabilidade; accountability; compliance; contabilidade tributária; planejamento tributário, entre outros.

Contabilidade Governamental e Terceiro Setor

A política é divulgar conhecimentos em temas como: nova administração pública e contabilidade governamental; adoção das normas internacionais de contabilidade pública (IPSAS); políticas públicas; transparência e accountability pública; orçamento público; finanças públicas; contabilidade do terceiro setor; custos no setor público; sistema de informação de custos no setor público, entre outros.

Finanças, Mercado de Capitais e Atuária

A política é divulgar conhecimentos em temas como: modelos de finanças aplicados; análise de investimentos; estimativas de analistas; avaliação de empresas; avaliação de risco; investimentos; financiamentos; finanças corporativas; instrumentos financeiros; estrutura de capital; custo de capital etc.; atuária e contabilidade de seguradoras e entidades previdenciárias, demografia e saúde, previdência social, políticas públicas nas áreas de previdência, saúde e seguros.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.