SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS: UMA AGENDA EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Luis Felipe Bismarchi Faculdade FIPECAFI - São Paulo (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.53826/2763-7069.v2n3.2021.id61

Resumo

Não existe um consenso para se classificar um negócio ou organização como sustentável e isso tem gerado uma pletora de modelos, métodos e rótulos alguns mais permissivos e outros mais rigorosos para se dar o “título” de sustentável a uma organização, prática ou negócio. Entre os muitos artigos que se dedicam ao longo destas décadas a engajar e capacitar organizações para incorporarem a sustentabilidade na agenda estratégica um se destaca pela amplitude e rigor na apresentação tanto das estratégias quanto das classificações atribuídas aos negócios, o trabalho de Young e Tilley (2006) cujo título em tradução livre para português é: Podem os negócios ir além da Eficiência? A mudança em direção à eficácia e à equidade no debate da sustentabilidade corporativa. Neste artigo, os autores apresentam doze estratégias que uma organização precisa incluir para de fato ser considerada sustentável (é possível que este rigor seja um dos motivos deste artigo ser menos conhecido e divulgado que outros mais permissivos na distribuição do adjetivo sustentável) e fazem uma clara separação entre outros tipos de negócios, importantes e necessários mas que ainda não seriam chamados de sustentáveis, especialmente os negócios de impacto social e os negócios ambientais, hoje, comumente tratados na agenda de negócios como exemplos de negócios sustentáveis.

Biografia do Autor

Luis Felipe Bismarchi, Faculdade FIPECAFI - São Paulo (Brasil)

Administrador (FEA-USP), mestre e doutor pelo Programa de Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e pós-doutor em Administração (FEA-USP). Há mais de 15 anos atua no mercado bancário, tendo ocupado diversas posições executivas em áreas como estratégia, inteligência corporativa, inovação e sustentabilidade. Pesquisador, professor, palestrante e consultor em sustentabilidade, com ênfase na abordagem estratégica e promoção de novos arranjos organizacionais e soluções inovadoras para problemas socioambientais. Interesses principais de pesquisa: promoção da sustentabilidade sob a perspectiva da economia ecológica, gestão da transição, complexidade e mudança, arranjos organizacionais em contextos pós-capitalistas e comunitários.

Referências

ANDRADE, D., ROMEIRO, A. Degradação Ambiental e Teoria Econômica: Algumas Reflexões sobre uma “Economia dos Ecossistemas”. Brasília: Revista EconomiA, v.12, n.1, p.3–26, jan./abr., 2011.

BURSZTYN, M., BURSZTYN, M. Fundamentos de Política e Gestão Ambiental: caminhos para a sustentabilidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

CFA INSTITUTE. Environmental, Social, And Governance Issues In Investing A Guide For Investment Professionals, 2015. Disponível em: https://www.cfainstitute.org/-/media/documents/article/position-paper/esg-issues-in-investing-a-guide-for-investment-professionals.pdf. Acesso em: 11/12/2022.

_____________ Global ESG Disclosure Standards For Investment Products, 2021. Disponível em: https://www.cfainstitute.org/-/media/documents/ESG-standards/Global-ESG-Disclosure-Standards-for-Investment-Products.pdf. Acesso em: 11/12/2022.

MORIN, E. O Método 5 – A humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2007.

PIMENTEL, T., OLIVEIRA, L. Empreendedorismo Sustentável: Estudo Multicaso da Implementação da Sustentabilidade em Empresas Incubadas. Revista Gestão em Análise, v. 4, n3 1, 25-42, 2016.

RAWORTH, K. Economia Donut: uma alternativa ao crescimento a qualquer custo. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.

ROMEIRO, A. Desenvolvimento sustentável: uma perspectiva econômico-ecológica. Estudos Avançados, 26(74), 65–92, 2012.

YOUNG, W., TILLEY, F. Can businesses move beyond efficiency? The shift toward effectiveness and equity in the corporate sustainability debate. Business Strategy and the Environment, v. 15, n. 6, 402-415, 2006. DOI: https://doi.org/10.1002/bse.510. Disponível em: https://growthorientedsustainableentrepreneurship.files.wordpress.com/2016/07/en-can-businesses-move-beyond-efficiency.pdf. Acesso em: 12/12/2022.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Editorial