RELEVÂNCIA DA PESQUISA CONTÁBIL

Autores

  • Paschoa Tadeu Russo Faculdade FIPECAFI - São Paulo (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.53826/2763-7069.v2n2.2021.id50

Resumo

A divulgação do conhecimento gerado na área de Contabilidade enfrenta diversos desafios, e este momento pode ser considerado como o de uma “crise de identidade que nos afasta a produção central do conhecimento em contabilidade com um olhar sobre a prática profissional” (Lopes; Flores, 2021, p. 1).
Parte da discussão que permeia os dilemas da produção e divulgação do conhecimento na área da Contabilidade está entre as diferentes percepções sobre o que é relevante para a pesquisa contábil: para alguns editores, a  relevância prática se dará à medida em que mais relevância teórica for apresentada nas pesquisas (ter Bogt; van Helden, 2012). Outros pesquisadores consideram que a obtenção de mais relevância se dará quando mais  pluralismo teórico e mais diversidade de paradigmas forem utilizados nas pesquisas (Van der Meer-Kooistra; Vosselman, 2012).
Do ponto de vista objetivo, a frequência com que questões sobre a ausência da relevância prática da pesquisa em Contabilidade tem sido apresentada, em congressos, associações profissionais e periódicos, evidencia a preocupação de que os pesquisadores acadêmicos “negligenciaram o núcleo técnico de suas disciplinas e seus problemas e questões que têm uma relevância prática direta” (Baldvinsdottir, Mitchell; Nørreklit, 2010, p. 79) ou têm deixado de aproveitar os resultados das pesquisas empíricas para desenvolver e apoiar a prática.
Não se trata de uma preocupação focada na quantidade de pesquisas realizadas, pois esta cresceu enormemente nas últimas duas décadas, entretanto, existem dúvidas sobre a capacidade que essas pesquisas têm de beneficiar a economia, sociedade, além da própria academia (Brooks; Fenton; Schopohl; Walker, 2019; Fraser; Sheehy, 2020).

Biografia do Autor

Paschoa Tadeu Russo, Faculdade FIPECAFI - São Paulo (Brasil)

Foi executivo e depois empreendedor em empresas do segmento de construção pesada. Desde 1995 desenvolve trabalhos de consultoria, tendo atendido quase uma centena de organizações de diversos portes e segmentos (indústrias, prestadoras de serviço e distribuidoras), onde contribuiu com a participação e elaboração de: planejamentos estratégicos e operacionais, orçamentos empresariais, metodologias de custeio e ERPs. Participa de processos de diagnósticos, reestruturações de empresas, avaliações, vendas, fusões e aquisições. Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP, Especialista em Finanças (FIA) e Engenheiro Mecânico (FEI) e Contador (FIPECAFI).  Autor de livros e artigos publicados em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais. Ministra cursos abertos sobre Orçamento OBZ e Gestão Matricial de Custos e Despesas. Professor e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da FIPECAFI.

Artigo 1

Downloads

Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Editorial