GESTÃO DE CUSTOS E PRECIFICAÇÃO EM UMA PEQUENA CONFEITARIA

Autores

  • Raissa Lopes Marques Besten Consultoria e Faculdade Fipecafi - São Paulo (Brasil)
  • Juliana Ventura Amaral Faculdade FIPECAFI - São Paulo (Brasil)
  • Paschoal Tadeu Russo Faculdade FIPECAFI - São Paulo (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.53826/2763-7069.v2n2.2021.id44

Resumo

A tomada de decisão racional implica na seleção da alternativa que traga o resultado mais favorável e as empresas precisam de estratégias para gerenciar e otimizar custos no curto e no longo prazo. No segmento de alimentação, a competitividade ganhou impulso devido a startups de entregas, e trouxe desafios, sobretudo para empresas de pequeno porte. Nesse sentido, este estudo buscou averiguar como a contabilidade de custos pode contribuir com o processo de precificação de uma confeitaria de pequeno porte. Dados foram tratados para gerar informações que permitiram identificar os custos e despesas, calcular o preço de venda e a margem de contribuição. Os resultados da pesquisa demonstraram que a empresa não utilizava ferramenta de controle dos custos e não conhecia o lucro de seus produtos. Uma planilha funcional, objetiva e personalizada foi idealizada e se mostrou útil como instrumento de gestão para pequenas empresas, em especial ao ramo de confeitarias.

PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade de custos, Precificação, Pequenas empresas, Confeitarias.

Biografia do Autor

Raissa Lopes Marques, Besten Consultoria e Faculdade Fipecafi - São Paulo (Brasil)

Bacharel em Ciências Contábeis pelo IBMEC. Consultora financeira na Besten Consultoria, tendo também atuado como contadora na GAO Serviços Contábeis e na área de planejamento financeiro na Construtora Atrium e na GS Souto Engenharia. Desenvolve projetos de consultoria realizando atividades de planejamento financeiro especialmente em empresas que passaram ou passam por processos de  recuperação judicial.

Juliana Ventura Amaral, Faculdade FIPECAFI - São Paulo (Brasil)

Bacharel em Ciências Contábeis, Mestra e Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Recebeu prêmios por ter sido a melhor aluna do curso de graduação de Ciências Contábeis da FEA/USP em 2009 e por ter defendido a melhor dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e  Contabilidade da FEA/USP em 2012. Professora doutora, pesquisadora do núcleo de docentes  permanentes do programa de Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da FIPECAFI. Revisora e membro de conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais.

Paschoal Tadeu Russo, Faculdade FIPECAFI - São Paulo (Brasil)

Foi executivo e depois empreendedor em empresas do segmento de construção pesada. Desde 1995 desenvolve trabalhos de consultoria, tendo atendido quase uma centena de organizações de diversos portes e segmentos (indústrias, prestadoras de serviço e distribuidoras), onde contribuiu com a participação e elaboração de: planejamentos estratégicos e operacionais, orçamentos empresariais, metodologias de custeio e ERPs. Participa de processos de diagnósticos, reestruturações de empresas, avaliações, vendas, fusões e aquisições. Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP, Especialista em Finanças (FIA) e Engenheiro Mecânico (FEI) e Contador (FIPECAFI).  Autor de livros e artigos publicados em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais. Ministra cursos abertos sobre Orçamento OBZ e Gestão Matricial de Custos e Despesas. Professor e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da FIPECAFI.

Artigo 3

Downloads

Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Artigos - Controladoria e Contabilidade Gerencial