Editorial v2.n1, 2021.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53826/2763-7069.v2n1.2021.id42

Resumo

Nesta edição, em continuidade ao cumprimento da sua missão de divulgar conhecimentos científico e tecnológico das áreas de contabilidade, administração, finanças, atuária e afins, aplicados à realidade de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, a RFCC publica quatro artigos sobre: relatório de auditoria; correção monetária no período pós convergência ao padrão IFRS; agenda socioeconômica e ambiental; e, impacto da nova prática de arrendamento nos indicadores financeiros de empresas do varejo, conforme especificado a seguir.

No artigo “FATORES PREDITIVOS DO TIPO DE RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE”, Ana Claudia Pimentel e Samuel de Oliveira Durso investigaram os fatores determinantes para a divulgação de relatório com opinião modificada pelos auditores independentes. Analistas de mercados, empresas de auditoria, pesquisadores e estudantes de contabilidade estão entre os principais grupos que podem se beneficiar dos resultados obtidos nesse estudo.

No artigo “EFEITOS DA NÃO CORREÇÃO MONETÁRIA NAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS NO PÓS CONVERGÊNCIA AO PADRÃO IFRS”, Vinicius Felix da Silva e Mara Jane Contrera Malacrida verificaram as diferenças significativas entre os indicadores de endividamento, rentabilidade e o valor do imobilizado de empresas, calculados com valores nominais e corrigidos, de diferentes setores econômicos no cenário pós convergência às normas internacionais de contabilidade. Por impactar a qualidade da informação contábil, os resultados do estudo podem ser úteis na análise e tomada de decisão, principalmente, de investidores, credores e analistas, mas também de gestores interessados nos efeitos da inflação nas informações financeiras.

No artigo “OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E LAUDATO SI NA AGENDA SÓCIOECONÔMICA E AMBIENTAL DA ATUALIDADE”, Caio Odack Silva e José Roberto Kassai analisaram as contribuições singulares e as relações entre as agendas socioeconômica e ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Carta Encíclica Laudato Si do Vaticano. O tema do desenvolvimento sustentável em si é relevante, mas as discussões levantadas no texto, mesmo de caráter mais filosófico, contribuem para importantes reflexões e que podem afetar as decisões dos agentes políticos e econômicos, por exemplo, a discussão da perspectiva objetiva (externa ao sujeito), com a necessidade de “mudanças externas para a construção de um mundo melhor para as próximas gerações [...]”; e a discussão da perspectiva subjetiva (interna ao sujeito) com a necessidade “[...] de mudanças internas dos indivíduos.”

No artigo “IMPACTO DA NOVA PRÁTICA CONTÁBIL DE ARRENDAMENTO NOS INDICADORES FINANCEIROS DE EMPRESAS DO VAREJO NO BRASIL”, Evaldo de Souza Silva e Jorge Andrade Costa verificaram como a nova prática contábil de arrendamento por meio da adoção do CPC 06 R2 afetou os indicadores financeiros das empresas abertas de varejo no Brasil. O estudo obteve evidências de mudança significativa nos índices de liquidez geral, EBITDA, índices de endividamento e imobilização. Principalmente usuários externos da contabilidade, como investidores, credores e analistas podem se beneficiar dos resultados do estudo.

Boa leitura!

Editorial

Downloads

Publicado

2022-01-31

Edição

Seção

Editorial