ELIMINAÇÃO DE CONTEÚDOS IRRELEVANTES EM BUSCA DA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS RELEVANTES EM NOTAS EXPLICATIVAS

Autores

  • Fernando de Almeida Alves Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - São Paulo (Brasil)
  • Jorge Andrade Costa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - São Paulo (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.53826/2763-7069.v2n2.2021.id41

Resumo

Este trabalho analisou as informações divulgadas ao mercado por uma Companhia Aberta, em especial ao que se refere à apresentação das Notas Explicativas. O estudo buscou verificar se a Companhia atendeu aos requerimentos da OCPC 07 – Evidenciação na Divulgação dos Relatórios Contábil-Financeiros de Propósito Geral,
emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), com a eliminação de conteúdos irrelevantes e a manutenção tão somente de informações relevantes. A metodologia utilizada neste trabalho foi a do estudo de caso. Com esta metodologia foram observadas as Demonstrações Contábeis da TOTVS S.A., relativas aos exercícios dos anos de 2013 à 2020. Este período foi escolhido em função do início da vigência da OCPC 07, em 2014. A análise abordou três fases: (i) na primeira fase foram fixadas métricas comparativas de um ano para outro; (ii) na segunda fase foram analisadas as Notas Explicativas dos Intangíveis, levando-se em consideração também, a sua relevância frente aos demais ativos da Companhia; e (iii) na terceira fase foram avaliadas as Notas Explicativas das Principais Políticas Contábeis. Os resultados indicaram que houve uma redução relevante das Notas Explicativas da TOTVS nos
anos subsequentes ao ano-base 2013, atendendo ao objetivo da OCPC 07. Houve redução de 35% no número de páginas divulgadas em 2014 em relação a 2013. Essa redução ocorreu, principalmente, pela eliminação de conteúdos irrelevantes, como cópias literais de normas contábeis.
PALAVRAS-CHAVE: Demonstrações Contábeis; Notas Explicativas; TOTVS; Relevância; OCPC 07.

Biografia do Autor

Fernando de Almeida Alves, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - São Paulo (Brasil)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São Paulo, Certificado CPA-20 e CEA pela Anbima e Certificado Ancord. Com experiência em Controladoria e Contabilidade de Fundos de Investimento pelo Banco Bradesco, Leasing e Aluguel pela CSILatina e atualmente Especialista em Investimentos pelo Banco Itaú. Vencedor do 3º lugar do Prêmio Professor Hilário Franco, entregue pelo SINDCONT-SP e apresentação de artigo no 18º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade.

Jorge Andrade Costa, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - São Paulo (Brasil)

Professor Doutor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Professor em Cursos de MBA na FIPECAFI; Membro da Comissão de Desenvolvimento Científico do CRC/SP; Contador, Atuário, MBA Controller e Mestrado em Contabilidade; Parecerista e Autor na Área Contábil; Especialista na Contabilidade Bancária, Contabilidade Internacional e Contabilidade de Seguros; e Membro de Diversos Comitês de Auditoria e Conselhos Fiscais. Foi Membro do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), do Conselho Fiscal da FEBRABAN, da Comissão Contábil da FEBRABAN (Diretor da Comissão), FENASEG e ABRASCA, além de Membro do Comitê de Finanças e Controladoria da CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos).

Artigo 2

Downloads

Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Artigos - Contabilidade Financeira, Auditoria e Tributação