OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E LAUDATO SI NA AGENDA SÓCIOECONÔMICA E AMBIENTAL DA HUMANIDADE

Autores

  • Caio Oldack Silva Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
  • Prof. Dr. José Roberto Kassai Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA - USP)

DOI:

https://doi.org/10.53826/2763-7069.v2n1.2021.id29

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as contribuições singulares e as relações entre as agendas socioeconômica e ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Carta Encíclica Laudato Si do Vaticano, se complementando para a realização dos objetivos a que se propõem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva e baseia-se na suposição de que, embora elas tratem basicamente dos mesmos temas — como extrema pobreza, agricultura e alimentação, energia e água, saneamento, dentre outros —, uma pode complementar a outra com aspectos singulares. Esta investigação se justifica pela relevância do tema e pelas contribuições dessas agendas elaboradas por duas grandes entidades. Os resultados obtidos revelam o entendimento de que as duas agendas mundiais apresentam importantes singularidades em suas abordagens, mas que, consideradas as diferenças de posicionamento político e moral que os documentos possuem perante a sociedade, resulta-se a existência de uma concordância em relação à integralidade dos temas tratados. Por fim, conclui-se que enquanto a agenda da ONU tem por objetivo promover mudanças externas para a construção de um mundo melhor para as próximas gerações, a agenda do Vaticano mostra que também é necessária a promoção de mudanças internas dos indivíduos, com base em novos conceitos de felicidade que atinjam e preencham os corações e sentimentos.

PALAVRAS CHAVES: Sustentabilidade. 17 ODS. Encíclica Laudato Si.

Biografia do Autor

Caio Oldack Silva, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Graduado em Ciências Contábeis pela FEA – USP em 2019. Reside em Sydney, Austrália e atua como Contador Assistente na empresa Industrie Clothing cursando atualmente o programa CPA Austrália. Atuou no Brasil como Analista Contábil por um período de 1 ano e 6 meses na empresa Systema Assessoria Contábil e Tributária e como Analista na empresa Broggini Consultoria, dedicada na internacionalização de empresas. Nível de fluência em português, inglês e italiano.

Prof. Dr. José Roberto Kassai, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA - USP)

Professor da FEA/USP (desde 1992) e professor colaborador da UNIVESP, COURSERA, ENAP dentre outros. Doutor e mestre em Controladoria e Contabilidade, com especializações na Amazônia, Japão e Bélgica, com foco para o pilar econômico da sustentabilidade. Exerceu cargos executivos em empresas, consultorias e mentorias individualizadas. Ex-fiscal de rendas SP e membro e conselheiro de diversas entidades (FIPECAFI, FAS-Amazônia Sustentável, Conselho Consultivo do GRI, Superintendência de Gestão Ambiental/USP, Comissão Brasileira do Relato Integrado/CBARI). Coordenador do USP International Conference in Accounting (2019-2020). Coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP) e especialista em relatos corporativos, ESG, Relatos Integrados e Compreensivos. Autor e coautor de diversos artigos e de dez livros: 1) Contabilidade Ambiental Relato Integrado e Sustentabilidade (GEN/Atlas); 2) Retorno de Investimento (Atlas); 3) Cálculos para Negócios (Casio); 4) Pequenas Empresas (Sebrae); 5) Compêndio de Indicadores de Sustentabilidade das Nações (WHH); 6) Environmental Equity of Nations - Reflection on the Scenario of Climate Change (McGraw-Hill Italy); 7) Contabilidade Gerencial e Sustentabilidade (Atlas); 8) Relato Integrado - O Futuro da Governança Corporativa IBGC (Saint Paul); 9) Integrated Reporting a new accounting disclosore (Palgrave Macmillan UK - Italy); e 10) Reserva Extrativista Chico Mendes a Socieconomia 25 anos depois (OMNIS SCIENTIA, 2021).

Downloads

Publicado

2022-01-31

Edição

Seção

Artigos - Contabilidade Financeira, Auditoria e Tributação