EFEITOS DA NÃO CORREÇÃO MONETÁRIA NAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS NO PÓS CONVERGÊNCIA AO PADRÃO IFRS

Autores

  • Vinicius Felix da Silva Universidade de São Paulo
  • Mara Jane Contrera Malacrida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.53826/2763-7069.v2n1.2021.id28

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar se existem diferenças significativas entre os indicadores de endividamento, rentabilidade e o valor do imobilizado de empresas, calculados com valores nominais e corrigidos, de diferentes setores econômicos no cenário pós convergência às normas internacionais de contabilidade. Para tanto, foram analisadas 229 empresas de capital aberto listadas na B3, no período de 2007 a 2018, incluídas na base de dados mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). Foram analisados os efeitos da correção monetária em relação ao setor econômico de atuação das empresas e a evolução anual das diferenças entre os indicadores por meio dos testes de médias. Os resultados evidenciaram a existência de diferenças significativas para todas as variáveis de estudo, com exceção do indicador de rentabilidade para o setor de Transportes, que não apresentou diferença significativa, e para o setor de Infraestrutura que teve resultado inconclusivo. Os resultados obtidos indicam que ocorreram prejuízos informacionais significativos nos 12 anos analisados para os usuários destas informações e também o quão complexo são os efeitos da inflação sobre as demonstrações financeiras das empresas, visto que quando essas diferenças são acompanhadas ano a ano, é possível observar que cada setor responde de maneira diferente aos seus efeitos, de modo que quanto maior o corte temporal analisado, maior é a tendência de discrepância entre dados nominais e corrigidos. Os resultados também evidenciam que itens não monetários são fortemente prejudicados pela não correção e que a adoção das normas internacionais de contabilidade não foi capaz de eliminar os efeitos da inflação.

PALAVRAS-CHAVE: Correção Monetária, Informações Contábeis, Inflação, Rentabilidade, Imobilizado.

Biografia do Autor

Vinicius Felix da Silva, Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2019). Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica Centro Paula Souza (2013). Analista Júnior do Itaú Unibanco.

Mara Jane Contrera Malacrida, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2001). Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP. Vice-coordenadora do curso de graduação em Ciências Contábeis. Diretora Geral do Departamento de Finanças da Reitoria da Universidade de São Paulo. Ampla experiência na área de Contabilidade Societária.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Edição

Seção

Artigos - Contabilidade Financeira, Auditoria e Tributação